Dieta dos pontos, como fazer para emagrecer rápido ?

Dieta dos pontos para perder até 5 Kg em 7 dias

Dieta dos pontos, com ela você consegue perder até 5 Kg nos primeiros 7 dias!

dieta dos pontos

Essa dieta foi projetada pelo médico endocrinologista Dr. Alfredo Halpern em 1969 com o objetivo de mudar o padrão das dietas que existiam na época. Essa dieta ficou famosa a partir do lançamento do livro “A Dieta que Sempre Funciona” e principalmente pelas publicações da editora Abril que é uma das grandes responsáveis em tornar essa dieta famosa entre os brasileiros.

Características da dieta dos pontos

Uma das principais características dessa dieta dos pontos é o fato de você poder ingerir quase todo tipo de alimento. Nesse protocolo os únicos alimentos proibidos são os com gorduras trans.

Gordura trans: foi criada na década de 50 pela indústria de alimento e servem para prolongar a durabilidade e melhorar o sabor dos alimentos, em resumo, é uma gordura artificial que aumenta o prazo de validade dos alimentos industrializados.

A gordura trans é proibida nessa dieta pois ela é a que mais engorda, principalmente na região abdominal.

Na dieta dos pontos para emagrecer rápido você vai utilizar um sistema de contagem de pontos de maneira que cada alimento irá possuir uma respectiva pontuação.

Todos os dias você vai ter uma quantidade de pontos a ser atingida e você irá somar os pontos de todos os alimentos consumidos por você.

Você deverá se alimentar em frações durante o dia para que você não sinta fome e se sinta saciada durante todo o dia.

Para te ajudar na contagem dos pontos de cada alimento existe uma tabela contendo os principais grupos de alimentos permitidos nessa dieta.

A principal missão dessa dieta é educar o seu corpo a comer em porções controlados todo tipo de alimento. Isso torna sem dúvidas mais fácil e prático a sua Reeducação Alimentar.

Dieta dos pontos como fazer ?

Ao invés de calorias, nessa dieta você vai somar pontos (cada ponto vale 3,6 calorias). Dessa forma você fica livre para comer o que lhe agrada mais, diferente de outras dietas restritivas que existem por aí.

Para não perder as contas, fique com as tabelas abaixo sempre por perto. Essa é uma maneira de manter o controle para não se atrapalhar na dieta.

Divisão do consumo recomendado durante a dieta dos pontos

  • Consuma de 50% ou 60% do permitido em carboidratos, como: integrais, frutas, verduras, legumes e pães;
  • Consuma de 10% a 15% de proteínas como: carnes, leite, queijo, iogurte e grãos;
  • Consuma uma média de 30% de gorduras, as recomendadas são: óleo, azeite, manteiga e castanhas, somando até 96 pontos.

Você consegue 100% de resultado seguindo à risca a dieta dos pontos. Para ajudar você a alcançar o seu sonho de emagrecer rápido, separamos algumas dicas.

Tendo em vista que as pessoas são diferentes umas das outras, o cálculo para essa dieta dos pontos leva em conta características físicas, como o sexo, o peso atual, a altura, faixa etária e as atividades físicas que a pessoa pratica.

O primeiro passo é calcular a Taxa de Metabolismo Basal (TMB), que basicamente representa a quantidade de energia que o corpo gasta em repouso em suas funções básicas.

Leve em consideração a tabela abaixo para conseguir efetuar o cálculo da sua Taxa de Metabolismo Basal.

Dieta dos pontos

Após isso, vamos calcular o gasto de energia com atividades do dia-a-dia. Não se engane se você acha que não gasta energia por não praticar exercícios físicos, você gasta energia mesmo quando está em total repouso.

Os 3 grupos de atividades

Atividades simples: Trabalhar sentando, dirigir, praticar uma leitura ou um jogo simples parado, rendem um valor de 1.2.

Atividades medianas: Alongamento, caminhada e Yoga possui o valor de 1.4.

Atividades avançadas: Jogar basquete, futebol, vôlei, levantamento de peso e exercícios aeróbicos dão o valor de 1.9.

Depois de conseguir os dados da sua taxa metabólica basal, e o fator de atividades físicas, você terá em mãos os dados para calcular a equação que te levará ao número de pontos que você tem que consumir para começar a emagrecer.

Basicamente a equação para descobrir o valor da sua necessidade de calorias diárias é um total entre taxa metabólica basal multiplicado pelo valor fixo de suas atividades. Então seria, por exemplo, se você é mulher com idade média entre 18 e 30 anos, pesando 70 quilos, seu cálculo 14,7 x 70 + 496, resultando na necessidade de 1525 calorias por dia.

Contudo, esse valor representa apenas o consumo diário para manter o seu peso atual. Para chegar ao valor necessário para começar a emagrecer, é necessário primeiramente calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Para calcular o IMC, basta pegar o valor da sua altura em metros, multiplicar pelo mesmo valor e dividir seu peso com o resultado. Exemplo, 1,60 x 1,60 será 2,56.70 dividido por 2,56 é 27. Você deve encontrar esse valor na tabela abaixo e subtrair o valor da tabela no seu consumo diário:

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Dieta dos pontos para emagrecer rápido

Como você já sabe que cada organismo requer necessidades diferentes e necessita de um consumo diferente de calorias diárias para que possa funcionar corretamente.

Sendo assim podemos dizer que o resultado pode variar de pessoa para pessoa, mas existem diversos relatos de pessoas que conseguiram emagrecer até 5 Kg na primeira semana da dieta dos pontos.

Claro que para ter esse resultado é necessário disciplina, organização e persistência, por isso separei algumas dicas para te ajudar nessa nova jornada.

Dicas para a dieta dos pontos dar certo

  • Em um diário anote tudo que comer. Sempre some os pontos depois de almoçar e jantar. Dessa forma você consegue controlar melhor o quanto você ainda pode consumir.
  • Desconte 15 pontos do tempero utilizado nas principais refeições.
  • Ao consumir fritura, multiplique por 3 os pontos indicados na tabela. Em casos de à milanesa ou empanado, é por 4.
  • Se esquecer de calcular em alguma das principais refeições, na próxima coma menos, para ter a certeza que os pontos estão balanceados.
  • Consuma salada antes das principais refeições. Além de ser saudável para o seu corpo, ajuda a diminuir o consumo de alimentos muito calóricos ( COM MUITOS PONTOS ).
  • Coma de três em três horas. Isso vai manter seu metabolismo mais ativo, ajuda a queimar a gordura acumulada e você chega a próxima refeição com menos fome.
  • Procure mastigar bem cada garfada dos alimentos.
  • Evite tomar líquido durante as refeições. Caso sinta a necessidade, consuma 1 copo pequeno.
  • Pratique exercícios físicos. Isso acelera o resultado da sua dieta.

Tabela de alimentos

Na tabela a seguir você tem todos os alimentos com suas respectivas pontuações. Também vai ter acesso aos alimentos que não contam pontos, alimentos com risco pequeno e risco alto de gordura trans.

Alimentos que não contam pontos:

  • Ervas (cheiro-verde, coentro, majericão);
  • Especiarias (curry, cominho, cravo, gengibre);
  • Gelatina diet;
  • Refrigerante (zero/diet e light);
  • Molho de tomate, molho vinagrete;
  • Acelga;
  • Agrião;
  • Aipo;
  • Alface;
  • Alho-poró;
  • Almeirão;
  • Aspargo;
  • Chicória;
  • Couve;
  • Couve-de-bruxelas;
  • Erva-doce;
  • Endívia;
  • Escarola;
  • Espinafre;
  • Jiló;
  • Mostarda;
  • Nabo;
  • Pepino;
  • Rabanete;
  • Radicchio;
  • Repolho;
  • Rúcula;
  • Salsão;
  •  Tomate.

Alimentos com risco baixo de gordura trans:

Carnes, aves, frios:
  • Almôndega de carne – 1 unidade (25 g): 23 pontos
  • Almôndega de frango (ou peru) – 1 unidade (25 g): 30 pontos
  • Hambúrguer de carne bovina – 1 unidade pequena: 30 pontos
  • Hambúrguer de frango (ou peru) – 1 unidade pequena: 30 pontos
  • Nuggets de frango (assado) – 2 unidades (50 g): 30 pontos
Grãos, cereais e raízes:
  • Batata frita – 10 palitos: 80 pontos
  • Granola – 1 col. (sopa): 20 pontos
Massas, pizzas, tortas e sanduíches:
  • Cheesebúrguer – 1 unidade: 120 pontos
  • Cheese salada – 1 unidade: 160 pontos
  • Quiche industrializado – 1 unidade pequena: 80 pontos
  • Torta de frango industrializada – 1 pedaço médio (100 g): 78 pontos
  • Torta de palmito industrializada – 1 pedaço médio (100 g): 73 pontos
Gorduras e castanhas:
  • Maionese light – 1 col. (sopa): 25 pontos
  • Margarina – 1 col. (chá): 20 pontos
  • Margarina light – 1 col. (chá): 15 pontos
Pães e biscoitos:
  • Biscoito com gergelim – 1 unidade: 12 pontos
  • Biscoito cream craker – 1 unidade: 8 pontos
  • Biscoito ao leite / aveia e mel – 1 unidade: 8 pontos
  • Bisnaguinha – 1 unidade: 20 pontos
  • Cookie – 1 unidade pequena: 15 pontos
Leite, iogurte, queijo e ovo:
  • Requeijão – 1 col. (sopa): 20 pontos
Bebidas:
  • Achocolatado pronto – 1 unidade (200 ml): 55 pontos
  • Milk shake – 1 copo (330 ml): 180 pontos
doces e sorvete:
  • Bomba de chocolate – 1 unidade: 45 pontos
  • Brownie – 1 unidade pequena: 70 pontos

Alimentos com risco auto de gordura trans:

Grãos, cereais e raízes:
  • Batata palha industrializada – 1 col. (sopa): 20 pontos
Pães e biscoitos:
  • Croissant – 1 unidade: 40 pontos
  • Panetone – 1 pedaço (80 g): 80 pontos
Doces e sorvete:
  • Sorvete de massa – 1 bola: 55 pontos
  • Sorvete de massa diet/light – 3 col. (sopa): 15 pontos

Tabela completa de alimentos

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Vantagens da dieta dos pontos

A vantagens de se fazer a dieta dos pontos são diversos, por exemplo, conciliar uma alimentação saudável a pratica de exercícios físicos.

Além disso nessa dieta você não passa fome, está sempre com energia, mantem a gordura do corpo sempre no ponto certo. Em resumo, essa dieta consegue fazer com que você perca peso e emagreça sem perder nenhum dos nutrientes necessários para o corpo, dessa forma o emagrecimento acontece de uma forma muito natural.

Desvantagens da dieta dos pontos

Alguns fatores tornam a dieta dos pontos um pouco inviável, uma vez que o indivíduo que a pratica tem que comprar uma variedade de coisas para emagrecer, como: calculador de pontos, livros de pontos e o livro da dieta dos pontos.

Os materiais que acompanham a dieta fazem com ela encareça muito o processo.

Existem relatos de pessoas que conseguiram perder bastante peso com essa dieta em curto período, mas que a longo prazo pararam de emagrecer.

A instituição que criou a dieta dos pontos, possui um grupo de apoio e executa reuniões com os praticantes da dieta. Muitos relatam que o grupo não contribui muito para o resultado positivo.

A dieta dos pontos funciona mesmo?

Pesquisas realizadas em torno do método de execução da dieta dos pontos comprovam que a grande maioria das pessoas obesas ou com sobrepeso conseguiram emagrecer de verdade através do sistema da dieta dos pontos, sendo assim um ponto positivo para você dar uma chance a esse método.

Vale ressaltar que é extremamente importante que você siga à risca o seu limite diário de pontos para que a dieta funcione.

Conclusão

Essa é uma ótima dieta para quem quer perder peso sem se privar de comer alimentos tradicionais do nosso dia-a-dia, uma vez que a tabela vai de alimentos com baixíssimo teor calórico como é o caso da alface até os considerados de alto teor calórico como é o caso do chocolate e massas.

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Dieta dos pontos
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1 Comentário

  1. Karina

    Gostei das dicas parabéns pelo artigo maravilhoso

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